Blog

Compartilhe
Marcha dos Imigrantes ocupa a Avenida Paulista nesse próximo domingo
No dia 27 de novembro de 2016, o próximo domingo, a Avenida Paulista vai receber, pela primeira vez, a 10ª Marcha dos Imigrantes com uma bandeira de luta central: “Dignidade para os Imigrantes no Mundo – Nenhum Direito a Menos!”. A concentração será no MASP a partir das 9 horas.
A Marcha, que ocorre desde 2007 na cidade, teve suas outras edições realizadas na região central da cidade, próxima a Praça da República. O comitê organizador da sua 10ª edição é formado pelo Centro de Apoio ao Migrante (CAMI), Pastoral dos Migrantes, Coordenação de Políticas para Migrantes (CPMig), Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI), Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante (CDHIC), coletivo Educar para o Mundo (EpM), Central Única dos Trabalhadores (CUT), grupo Salvador Allende, Casa das Áfricas, Frente de Mulheres Imigrantes e Refugiadas, Iada Africa, Associação de Residentes Bolivianos (ADRB), Movimento de Moradia pelo Centro (MMC), Igreja Anglicana, Associação de Comunicadores Bolivianos Brasil, (ASCOMBOLBRA), Parceiros da Saúde Sem Fronteiras(PSF), Confederação Nacional das Igrejas Cristã (CONIC), dentre outros coletivos de migrantes.
O texto de base da 10ª Marcha menciona demandas antigas do movimento das pessoas migrantes como a necessidade de aprovação de uma nova Lei de Migrações para o Brasil, que substitua o ultrapassado Estatuto do Estrangeiro promulgado em 1980 e ainda hoje vigente, assim como a ratificação da Convenção das Nações Unidas para a Proteção de Todos os Trabalhadores Migrantes e Membros de Suas Famílias”.
Mas o foco desse ano é a afirmação da dignidade humana, prevista constitucionalmente como fundamento da República Federativa do Brasil. O que se pretende afirmar é que a defesa dos direitos dos e das migrantes é a defesa dos direitos de todas as pessoas: de uma cidadania universal que não reconhece fronteiras territoriais ou jurídicas e que é incompatível com a discriminação, seja ela baseada na língua, religião, origem, cultura etc.
Nenhum ser humano é ilegal: dignidade para os e as migrantes no mundo!
Confira o vídeo de chamada para a 10ª Marcha dos Imigrantes aqui.
