Blog
Compartilhe
La Jornada - a resiliência do povo venezuelano em busca de refúgio no Brasil
Jornada significa caminho, viagem. Designa também a duração de um trabalho que se realiza em um dia. La jornada, escrito em espanhol, remete à jornada do outro.
Um passo depois do outro, um dia após o outro: essa é a realidade de milhares de pessoas de diferentes idades e gêneros que cruzam hoje os limites da Venezuela e do Brasil, em busca de novas oportunidades. Esse êxodo populacional, que está sendo apontado como o mais intenso da história recente da América Latina, mudou a rotina de cidades fronteiriças, até pouco tempo marginais também em visibilidade e em tantos outros sentidos.
Sabemos que é possível cruzar a pé a fronteira que separa a Venezuela do Brasil, e os tênis de Lian, fotografados por Chico Max, testemunham essa jornada. Com esta exposição, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo reafirma seu compromisso de colocar em debate o tema das migrações pelo viés dos direitos humanos, contribuindo para que as barreiras culturais, sociais e sensíveis que porventura nos separem sejam também transponíveis.
A exposição La Jornada está em cartaz no Museu da Imigração desde o dia 8 de fevereiro.
Sala Hospedaria em Movimento - acesso gratuito
Terça a sábado | das 09h às 17h e domingo | das 10h às 17h