
Edital - Projeto Museu Vai à Escola | 2024
APROVADOS NA PRIMEIRA ETAPA (PRÉ-SELEÇÃO):
- Escola Estadual Professora Júlia Macedo Pantoja
- Escola Estadual Dom Miguel de Cervantes y Saavedra
- Escola Estadual Toufic Joulian
ESCOLA APROVADA:
- Escola Estadual Toufic Joulian
Edital - Projeto Museu Vai à Escola | 2024
Museu da Imigração do Estado de São Paulo
1. Apresentação
Com o objetivo de expandir sua presença para além de seus muros, aproximando-se do cotidiano das escolas e qualificando as visitas educativas, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo vem realizando, desde 2017, diversas ações trabalhando temas como direitos humanos, colecionismo e patrimônio, por meio de oficinas, rodas de conversa e visitas ao equipamento cultural.
Para o exercício de 2024, o MI pretende aumentar a abrangência das atividades realizadas no âmbito do Programa Público Escolar através do projeto Museu Vai à Escola, que prevê o desenvolvimento de ações em escolas, seguindo os eixos conceituais da instituição e alguns de seus temas transversais, como diversidade cultural, relações étnico-raciais e direitos humanos.
O projeto amplia a presença de escolas que não têm recursos para realizar visitas ao Museu da Imigração, aproximando ainda mais esse público de um importante patrimônio cujo acesso é direito de todas e todos. Sensibilizar os estudantes para a temática da migração, conectando fatos e objetos históricos com as situações vividas hoje, é um outro foco importante do projeto, que visa contribuir com o desenvolvimento de ambientes mais acolhedores e com menos discriminação nas escolas.
Dessa forma, e com o propósito de democratizar o processo seletivo, de modo que mais instituições de ensino possam participar, o Museu da Imigração torna público o presente edital, destinado exclusivamente às turmas do 1º, 2º e/ou 3° anos do Ensino Médio de escolas da rede estadual, localizadas no município de São Paulo, dentro de uma distância de até 15 km do Museu da Imigração.
O projeto é uma iniciativa do Museu da Imigração, instituição da Secretaria da Cultura, Economia, Indústria e Criativas do Estado de São Paulo, gerida pelo Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração (INCI), Organização Social de Cultura.
O processo seletivo para participação será regido de acordo com as instruções estabelecidas no presente edital.
Museu da Imigração do Estado de São Paulo
Localizado no município de São Paulo, o Museu da Imigração funciona no edifício construído entre 1886 e 1888 para sediar as atividades da Hospedaria de Imigrantes do Brás, local por onde passaram cerca de 3,5 milhões de pessoas entre 1887 e 1978, vindas de diversas partes do Brasil e do mundo para trabalhar e constituir uma vida no estado paulista. A missão do MI é promover o conhecimento e a reflexão sobre as migrações humanas, numa perspectiva que privilegie a preservação, comunicação e expressão do patrimônio cultural das várias nacionalidades e etnias que contribuem para a diversidade da formação social brasileira.
Para a edição de 2024, o Museu da Imigração poderá contemplar de 1 (uma) a 5 (cinco) escolas da rede pública (estadual) da cidade de São Paulo, em turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, que se localizem dentro de uma distância de até 15 km do Museu da Imigração, com no mínimo 90 e no máximo 120 alunos.
2. Objetivos
Objetivo Geral
- Ampliar o acesso de estudantes de escolas públicas ao Museu da Imigração, qualificando as visitas educativas a partir de ações nas escolas.
Objetivos Específicos
- Conceituar e aprofundar o conhecimento dos participantes sobre patrimônio, museus e migrações, por meio da experiência com o acervo do Museu da Imigração e do contato com o edifício da Hospedaria de Imigrantes do Brás;
- Contribuir para a qualificação da discussão sobre migração nas escolas atendidas, buscando a erradicação de situações de discriminação racial, de classe, gênero e nacionalidade;
- Aproximar-se das escolas do município de São Paulo, conhecendo melhor o seu funcionamento, seu cotidiano, o espaço em que se localizam e o modo como se relacionam socialmente com o patrimônio cultural;
- Privilegiar o acesso de estudantes de escolas públicas mais afastadas do Museu da Imigração;
- Proporcionar o desenvolvimento de todos os indivíduos envolvidos no processo educativo, atuando para a formação de sujeitos autônomos e críticos, com foco na mediação e construção coletiva de conhecimento;
- Contribuir com o diálogo entre os processos educacionais formais e não formais, em direção à perspectiva da Educação Integral, no intuito de fortalecer a formação cidadã de crianças e adolescentes.
3. Requisitos para participação
Estão aptas a participar dessa seleção escolas públicas estaduais localizadas no município de São Paulo, com turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, e que se localizem dentro de uma distância de até 15 km do Museu da Imigração.
As escolas devem ter disponibilidade para participar de todas as ações do projeto, que acontecerão entre terças e sextas-feiras, entre 09h e 12h e/ou entre 14h e 17h, mediante calendário pré-estabelecido pela instituição.
As ações contemplarão: formação para professores, atividades na escola e visita no Museu da Imigração e acontecerão nas escolas selecionadas, no Museu da Imigração, mediante calendário pré-estabelecido pela instituição.
As escolas participantes deverão disponibilizar espaço adequado e acordado entre as partes para as ações na escola, com mesas e cadeiras, bem como recursos de multimídia, como computador e projetor.
As escolas participantes deverão designar, no mínimo, 2 professores para o projeto, sendo que ao menos um deles acompanhe o projeto do início ao fim, participando das formações, ações na escola, museu e das atividades de avaliação realizadas ao final do projeto.
Todas as ações serão ministradas na língua portuguesa, de modo que, no caso de alunos que não falam o idioma, é responsabilidade da escola participante qualquer necessidade de tradução.
4. Seleção
A Comissão de Julgamento e Seleção será designada pelo Museu da Imigração, sendo composta por representantes da própria instituição (etapas 1 e 2) e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas (etapa 1), segundo os critérios abaixo elencados.
4.1 Critérios para a seleção
Escolas com número significativo de alunos migrantes internacionais, os quais deverão ser incluídos no projeto, juntamente com alunos não migrantes, com objetivo de propiciar uma integração;
Escolas que demonstrem interesse em desenvolver projetos de combate ao racismo, à xenofobia e/ou outras formas de discriminação.
Escolas que manifestem comprometimento com o desenvolvimento do projeto, cumprindo com suas obrigações, engajando o corpo docente e discente e contribuindo para sua execução plena.
Escolas que apresentem um espaço adequado em suas dependências para as ações dentro da escola.
4.2. Etapas da seleção
O processo de seleção do projeto se realizará em duas etapas:
1ª etapa (pré-seleção):
A seleção dessa etapa será baseada nos documentos da inscrição e caberá à Comissão de Seleção:
-Pré-selecionar até 5 escolas
-Desclassificar as escolas que não tenham enviado todos os documentos e/ou informações requisitados na inscrição;
-Desclassificar as escolas que não preencherem as condições de participação;
-Desclassificar as escolas que não preencherem os requisitos exigidos;
Nota: escolas pré-selecionadas divulgadas no início desta página.
2ª e última etapa:
A(s) escola(s) pré-selecionada(s) na 1ª etapa serão contatadas para o agendamento de uma visita técnica da comissão de seleção, composta por funcionários do museu, em data a combinar de comum acordo dentro do cronograma pré-estipulado.
A seleção dessa etapa consistirá em visita técnica às escolas pré-selecionadas e entrevista e caberá à Comissão de Seleção avaliar os seguintes critérios:
- A adequação do espaço designado às ações dentro da escola;
- A demonstração de interesse nos temas do projeto;
- Manifestação de comprometimento, caso a escola seja selecionada, com a execução plena do projeto.
5. Obrigações
Durante a vigência do projeto Museu Vai à Escola, cabe ao Museu da Imigração:
- Desenvolver uma ação de formação para professores por escola.
- Desenvolver atividades nas escolas contempladas.
- Fornecer os materiais necessários às ações.
- Realizar as visitas no Museu da Imigração, de acordo com o cronograma previamente estabelecido;
- Esclarecer dúvidas por meio do e-mail mve@museudaimigracao.org.br, com prazo de resposta de até 3 (três) dias úteis;
- Fornecer ônibus para as visitas educativas dos participantes, com o trajeto escola ao Museu da Imigração ida e volta, na data previamente acordada entre as partes;
- Fornecer lanches para os alunos na ação de visita ao Museu da Imigração;
- Realizar reunião de encerramento e avaliação dos resultados das ações no Museu da Imigração no final do projeto.
Caberá, à escola participante, durante a vigência do projeto Museu Vai à Escola:
- Comparecer nas formações propostas pelo Núcleo Educativo do Museu, de acordo com o cronograma estabelecido, sendo uma reunião de abertura no Museu da Imigração e uma série de encontros de formação, em dias e horários a serem definidos oportunamente;
- Disponibilizar espaço adequado para a realização das atividades na escola, de acordo com o cronograma previamente estabelecido em comum acordo;
- Disponibilizar ao menos um/a professor/a, que tenha participado do encontro de formação e que esteja envolvido no projeto para, não só acompanhar as atividades na escola, mas se engajar nelas e auxiliar no engajamento dos alunos;
- Garantir a realização das atividades na escola dentro da quantidade pré-estipulada de alunos;
- Estimular a participação dos professores e funcionários da escola na realização do projeto por meio do compartilhamento de informações relevantes sobre os conteúdos, estratégias, horários, datas e espaços utilizados durante as ações;
- Acompanhar todas as ações desenvolvidas pelos educadores do Museu da Imigração junto aos alunos;
- Auxiliar no engajamento dos estudantes para as ações planejadas, garantindo a presença do maior número possível de participantes nas atividades, conforme capacidade máxima acordada previamente com o Museu da Imigração;
- Fornecer autorização de uso de imagem dos participantes, mediante necessidade;
- Assegurar a presença de, no mínimo, 80% da quantidade de alunos, conforme indicados na ficha de inscrição, com as devidas autorizações de saída e uso de imagem, avisando ao museu dentro do prazo pré-estabelecido;
- Garantir a adequação aos protocolos sanitários vigentes na data de realização das atividades;
- Avaliar o projeto por meio da participação de, pelo menos, 2 (dois) responsáveis da escola em encontro presencial de encerramento e análise conjunta dos resultados das ações, a ser realizado no Museu da Imigração em novembro de 2024 (em data e horário a serem confirmados posteriormente).
6. Inscrições
As inscrições para o projeto Museu Vai à Escola de 2024 são institucionais, gratuitas e estarão abertas entre 20 de março e 10 de abril de 2024.
É vedada a inscrição que tenha como responsável qualquer funcionário ou colaborador das entidades realizadoras desse projeto, bem como seus cônjuges, companheiros e parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau.
Por tratar-se de um edital voltado para o fomento à visitação de escolas públicas, é vedada a inscrição de escolas particulares.
As inscrições podem ser feitas de duas maneiras: online ou pelos correios.
6.1. Inscrições online:
Para a efetivação das candidaturas online, as inscrições devem conter:
6.1.1. Ficha de inscrição online (Google Forms), preenchida pela direção da escola.
6.1.2. Anexo “Termo de compromisso” em papel timbrado da escola, preenchido, assinado pela direção da escola e um dos professores participantes (caso a escola seja selecionada) em formato PDF em uma das seguintes maneiras:
6.1.2.1. O arquivo deverá ser enviado através do próprio formulário (nesse caso é necessário que a inscrição seja feita através de uma conta Gmail) OU
6.1.2.2. “O arquivo deverá ser enviado em formato PDF, nomeado da seguinte maneira: [nome da escola termo] e enviado para o e-mail: mve@museudaimigracao.org.br dentro do prazo estipulado no item 6 (no caso de a inscrição ser feita através de um e-mail que não é Gmail)
As inscrições com arquivos preenchidos ou digitalizados de maneira ilegível serão desclassificadas.
Inscrições com informações e/ou documentos faltantes serão desclassificadas.
Só serão aceitas inscrições dentro do prazo estipulado no item 6.
6.2. Inscrições pelos correios:
Para a efetivação das candidaturas, as inscrições enviadas pelos correios devem conter:
6.2.1. Ficha de inscrição, assinada pela direção da escola e por um (a) professor (a) que participará do projeto, caso a escola seja selecionada (Anexo “Ficha de inscrição correios”);
6.2.2 Ofício em papel timbrado, assinado pela direção da escola e por um (a) professor (a) que participará do projeto, caso a escola seja selecionada (modelo do Anexo “Termo de compromisso”).
Todos os anexos devem ser preenchidos em papel timbrado da escola e assinados pela direção da escola e um dos professores participantes, caso selecionada.
A candidatura enviada pelos correios deve constar:
MUSEU DA IMIGRAÇÃO
PROJETO MUSEU VAI À ESCOLA | 2023
Rua Visconde de Parnaíba, 1316
CEP: 03164-300 – São Paulo – SP
As inscrições com arquivos preenchidos de maneira ilegível serão desclassificadas.
A postagem da inscrição deve ser feita até a data limite dentro do prazo estipulado no item 6.
Não serão aceitas inscrições enviadas fora do prazo estipulado.
Inscrições com informações ou documentos faltantes serão desclassificadas.
7. Cronograma
- Período de inscrições: de 20 de março a 10 de abril de 2024. No caso de inscrição realizada pelo correio, será considerada a data da postagem;
- Divulgação do resultado da 1ª etapa no site do Museu da Imigração: 19 de abril de 2024;
- 2ª etapa do processo seletivo: visitas técnicas às escolas pré-selecionadas na primeira etapa: datas e horários a serem combinados, entre os dias 30 de abril e 10 de maio de 2024;
- Divulgação do resultado da 2ª e última etapa no site do Museu da Imigração: 17 de maio de 2024;
- Reunião inicial no Museu da Imigração com representantes das escolas participantes: 28 de maio de 2024;
- Ações da formação de professores: entre 04 de junho e 04 de julho de 2024.
- Atividades nas escolas e visitas ao Museu: entre agosto e novembro de 2024;
- Encontro de avaliação e encerramento: novembro de 2024.
8. Resultados
A divulgação final dos resultados será publicada em 17 de maio de 2024 pelo site do Museu da Imigração (www.museudaimigracao.org.br) e em suas redes sociais. Os selecionados receberão um e-mail sobre o resultado da chamada pelo endereço eletrônico da escola, informado durante a inscrição.
Nota: Resultado da primeira etapa (pré-seleção) publicado no ínicio deste edital.
9. Disposições gerais
Em caso de desistência, a escola deverá informar o Museu da Imigração e justificar a decisão por meio de ofício timbrado e assinado pela direção, enviado através de e-mail ou por correio, em endereços previstos no presente edital. Este edital foi desenvolvido pelo Museu da Imigração, uma instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
ANEXOS
Ficha de Inscrição - Online: Google Forms
ANEXO 1: Ficha de Inscrição - Correiros
ANEXO 2: Termo de Responsabilidade
Nota: Resultado da seleção publicada no ínicio deste edital.