
Remoção de árvore
O Museu da Imigração estará fechado temporariamente entre os dias 29/10 e 3/11/2020, em virtude de uma manutenção no jardim do complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes Brás.
Depois de 100 anos com raízes naquela que foi a primeira casa de milhões de famílias, acompanhando (re)começos, histórias, incertezas e sonhos, uma das figueiras que emoldurava o edifício encerrou o seu ciclo de vida.
A árvore aparentava falta de vigor e vitalidade, seguido de rápida degradação durante o período de fechamento temporário, realizado como medida preventiva à disseminação da COVID-19. Apesar dos cuidados recebidos ao longo dos anos e da manutenção periódica das áreas verdes (mantidos durante o período de pandemia), a atualização do laudo fitossanitário apresentou diagnóstico crítico, com estado fitossanitário ruim, danos irreversíveis e processo de decomposição da madeira. Sendo assim, em risco iminente de queda. O laudo das demais árvores do Museu da Imigração evidenciou que todas estão saudáveis e fora de risco.
Muito além de compor nossa paisagem, a árvore construiu – junto a todas as pessoas que foram acolhidas na Hospedaria ou que visitaram o MI ao longo de sua história – uma relação de pertencimento, memória e herança.
A equipe do Museu está trabalhando para ressignificar essa presença e preservar a trajetória desse importante ícone.