Blog

Compartilhe
Entre estantes: Dois meninos de Kakuma

Nesta edição da série “Entre Estantes”, apresentaremos o livro Dois meninos de Kakuma, de autoria da jornalista e artista visual Marie Ange Bordas. Inspirado na vivência de Marie no Quênia, que no verão de 2003-04 ministrou uma oficina de histórias visuais, o livro conta a história de crianças que vivem em Kakuma, um dos maiores campos de refugiados do mundo.
A partir da foto-ilustração e de uma linguagem que se estende da literatura para a antropologia, Marie descreve o cotidiano, o passado, o futuro, os sonhos e a amizade entre os meninos Geedi e Deng.
Geedi é somali, possui 12 anos e não imagina como é a vida fora desse enorme campo em que vive com a mãe e a irmã; Deng é sudanês e chegou sozinho a Kakuma, ainda menino, fugindo da guerra que devastava seu país.

Ao descrever as trajetórias Geedi e Deng, o livro nos apresenta detalhes da vida no campo de Kakuma, nos informa sobre sua criação, de caráter provisório e emergencial em 1992, e da sua existência há quase três décadas. Hoje Kakuma abriga cerca de 200 mil pessoas: de provisório e emergencial tornou-se prolongado e essencial.
Os textos e imagens presentes no livro levam o leitor a conhecer um tema urgente da atualidade: as gerações de crianças que nascem e se tornam adultas em campos de refugiados. O que os dois meninos de Kakuma experienciam é quase uma vida inteira de refúgio; o compartilhamento dessa experiência faz com que os dois se tornem companheiros de vida e sonho, inquietações e dúvidas sobre o futuro.

Esse livro encontra-se disponível para pesquisa e consulta na Biblioteca do Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR) do Museu, que possui um acervo bibliográfico especializado em migrações, representando diversos grupos e assuntos.