Blog
Compartilhe
Entre estantes - Memória familiar: organizando o passado em busca de identidade
Conhecer melhor a história de nossa família nos faz reconhecer laços que sempre estiveram presentes, mas que são muitas vezes desconhecidos. Esses laços carregam em si histórias do passado familiar e muitas vezes trazem o reconhecimento da identidade.
Assim, é comum haver pessoas interessadas em descobrir suas origens, visitar bibliotecas e consulados em busca de informações precisas sobre antepassados.
O Museu da Imigração possui uma biblioteca localizada no Centro de Preservação, Pesquisa e Referência – o CPPR -, especializada em migração; seu acervo bibliográfico abrange obras sobre diversas etnias e origens, além de centenas de depoimentos em história oral e obras publicadas por famílias que mostram a trajetória e experiência de seus antepassados.

Há no acervo centenas de livros sobre as histórias e particularidades de diversas famílias que migraram para o Brasil.
Escrever um livro de memória familiar, além de ser considerado um importante documento histórico para futuras pesquisas, desperta nostalgia e pode aproximar os parentes distantes, cujas origens são resgatadas por meio de fotos e documentos pessoais.
Percebemos o afeto e a emoção das pessoas que visitam a biblioteca para doar o livro com a história de sua família e relatam o caminho que percorreram para o concluir, através de fotos, documentos e viagens. Notamos também que entre nomes e datas existem histórias de vidas, que foram preservadas e cuidadosamente organizadas para a compreensão do passado e do presente – e para ser desfrutado, ainda, pelas futuras gerações.
Para conhecer mais sobre esse acervo, visite nossa biblioteca, no CPPR do Museu da Imigração!